segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Cultural Brazilian Bonanza







Mais uma matéria bacana sobre o ILLUSTRABRAZIL na imprensa chinesa. A revista de entretenimento e comportamento City Weekend traz uma breve análise sobre os trabalhos de 100 ilustradores da Sociedade de Ilustradores do Brasil. Do futebol à fauna, de gêneros e estilos diversos, do recorte corte de papel à caricatura, a mostra expositiva é um retrato vívido do espírito e das cores que fazem a nossa fama.

Ainda segundo a matéria, impressiona a diversidade, desde as imagens inspiradas pela Bahia, pasando pelas xilogravuras nordestinas, até a mais complexa novela gráfica e arte digital. Chama atenção o humor, como a versão de Ricardo Cunha Lima para O Grito, de Munch, e a caricatura de Ronaldinho, por Mario Alberto. Entusiastas de música erudita reconhecerão Heitor Villa-Lobos. Também há arte clássica subvertida na releitura bovina da Mona Lisa, por Gilberto Marchi.

Temas típicos, como Carnaval, praia, futebol e religião estão presentes. E também há imagens inesperadas, seja no universo dos quadrinhos, com destaque ao trabalho dos dois irmãos brasileiros, Gabriel Bá e Fábio Moon, ou na publicidade, como a comemoração de Ayrton Senna, por Claudson Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário